PROJETO VÍTIMAS DO BENZENO

PROJETO VÍTIMAS DO BENZENO

TODOS CONTRA O BENZENO, O "DIABO QUÍMICO"


por Eduardo Conrado, MTb 71406/SP

 

A Campanha "Vitimas do Benzeno" tem como principal objetivo denunciar os riscos e criar meios de ampliar o debate sobre o uso indiscriminado do Benzeno, "Diabo Químico", seus efeitos à vida humana e danos causados por esse produto ao meio ambiente.


Durante o ano, serão promovidos eventos e palestra sobre o tema. Em junho, Mês do Meio Ambiente, e outubro, Mês da Luta Contra o Benzeno, só para citar dois exemplos, o debate se ampliará e haverá diversas atividades relacionadas ás lutas das categorias cujos associados são vítimas mais frequentes, tais como os frentista.

 

 

 

Fique atento e divulgue o site http://www.vitimasdobenzeno.com.br 

 

 


TODOS CONTRA O BENZENO, O "DIABO QUÍMICO"


 

SAIBA MAIS SOBRE OS MALES CAUSADOS PELO BENZENO

O Benzeno, o "DIABO QUÍMICO, é altamente prejudicial à saúde, mesmo em quantidades e períodos mínimos de exposição. Em função dos riscos que estão expostos trabalhadores, tais como os frentistas e funcionários da indústria química e petrolífera, órgãos governamentais têm tratado o benzeno como um risco sério à saúde ocupacional e para saúde mundial.


No entanto, é um grande desafio prevenir a população quanto a sua exposição e, mais difícil ainda, criar meios de substituí-lo na indústria.


Pesquisadores têm demonstrado que o benzeno é um produto químico cancerígeno, causador de câncer e, quando o indivíduo é exposto a longo prazo, causador de diversas formas de leucemia e, ainda que não resulte em câncer, a exposição excessiva ao benzeno pode afetar a medula óssea e produção de sangue. Outros sintomas provocados pela exposição ao benzeno podem incluir: irritação nos olhos e pele, náuseas, dor de cabeça, tontura e batimento cardíaco irregular. No caso das mulheres, a exposição prolongada ao benzeno pode resultar em padrões irregulares de menstruação e diminuição do tamanho do ovário.


Alimentos ou água contaminada com benzeno pode provocar vômitos, irritação do estômago, convulsões e, pior, levar à morte.